A woman is chained to the bathroom scales.

Quer emagrecer?? Então pare já de se pesar!!

E já vou logo dizendo que não tem pegadinha neste texto, é um artigo sério, escrito depois de ter lido muitos e muitos outros artigos, depoimentos, juntando com a minha experiência pessoal e profissional.

 

Fato é que, se você quer emagrecer, você vai conseguir resultados melhores e ainda será muito mais feliz durante o processo de emagrecimento se você esquecer a balança, deixar de se pesar.

 

Acha que não tem sentido o que estou falando? Continue lendo e você verá sentido absoluto em cada palavra, ou mudo meu nome para Carmen Miranda.

 

Este número não te define!A começar que, quando uma pessoa precisa/quer emagrecer e passa a se pesar diariamente, a meta em ver um número menor na balança vira quase uma obsessão – e, tenho certeza, que você já percebeu o quanto seu humor é afetado por este número. Se você é do tipo que pira ao ver um número maior na balança ou se você é do tipo que emprega todas as suas forças na primeira semana de dieta ou reeducação alimentar e, ao não constatar resultado algum na balança, já joga tudo pra cima, SIM, este artigo é para você.

 

 

 

PORQUE UM MONTE DE GENTE SE PESA FREQUENTEMENTE?

 

Vamos entender da onde veio esta necessidade de se pesar todos os dias, ou mesmo todas as semanas. A razão mais óbvia e comum do porque as pessoas fazem isso é para manterem-se atentas ao ganho de peso potencial. A balança, neste sentido, serve como uma espécie de freio.

 

Aqui, há uma questão importante para se pensar: por que você espera ganhar peso para depois sair que nem louca tentando eliminá-lo?? Você ainda não pensou em adotar um estilo de vida que impeça que isso aconteça?? Se ainda não, o que está esperando para fazê-lo? Adoecer e escutar de um médico que é exatamente isso que você deve fazer, mudar seu estilo de vida?

 

Você não precisa se preocupar em perder o peso adquirido caso mantenha uma nutrição sustentável sem estresse e hábitos alimentares que você possa manter a longo prazo. Quando falamos em estilo de vida, estamos querendo dizer que a alimentação não deve ser uma preocupação constante na sua vida, pelo contrário. E tampouco deve estar associada diretamente com seu peso corporal.

 

Perceba que eu já estou falando da alimentação dentro de um outro sentido – e possivelmente você deve estar meio de “orelhas em pé” com esta nova visão. Caso você esteja numa batalha diária com a manutenção do seu peso com seu plano de alimentação atual, então você deve parar o que está fazendo!

 

A vida é muito curta para seguirmos fazendo dietas! Sem falar que está comprovado, elas não servem para eliminar peso! Ao invés de focar em tudo que você não pode, faça diferente desta vez: foque em tudo o que você vai ganhar ao acrescentar bons alimentos na sua alimentação, ao manter-se num plano de atividades físicas de forma regular e, somente assim, você verá resultados duradouros no seu “projeto verão”.

 

ENTENDA PORQUE A BALANÇA NÃO ESTÁ TE AJUDANDO

Esta é a parte mais importante de todo este artigo!!

Primeiro de tudo, a balança não pesa gordura – que é o que te incomoda, certo? Um número marcado pela balança pode sofrer inúmeras alterações, variando desde a quantidade de água ingerida, inchaço muscular devido à atividade física, etc. Esta variação pode ser constatada, inclusive, no mesmo dia.

Quando uma pessoa passa do sedentarismo para uma vida ativa, principalmente caso a atividade escolhida tenha como prioridade o ganho de massa magra ou força muscular (como a musculação, por exemplo), é natural que o número na balança suba e, adivinha só, isso é uma ótima notícia! Mas, muitas ficam frustradas e acabam largando o projeto antes mesmo de parar para pensar: estão mais fortes, possivelmente estão com um formato corporal melhor, estão se sentindo melhor consigo mesmas, mais dispostas e ainda assim… deixam-se abater por um número na balança. Me diga: quantas vezes isso já aconteceu com você?

 

Dentro disso, tenho outras perguntas fantásticas, que eu costumo utilizar em meu consultório:

Até que ponto você tem deixado que um número na balança defina o que você vai fazer com a sua vida?

Será que você tem utilizado isto como um estímulo para dar a si mesmo desculpas?

Ou será que você realmente está num ciclo vicioso de frustração, baixa autoestima e busca de alimentos confortáveis?

 

Caso você deseje sair desta frequência e realmente esteja disposta a mudar de vida, de mindset, comece desde já a colocar algumas dessas dicas, senão todas, em ação:

 

  • Se concentre mais na AÇÃO do que nos resultados (eles virão, você precisa ser paciente e investir em uma nova forma de vida, ao invés de focar em resultados neste primeiro momento);
  • Não se pese mais!! Busque outras formas de avaliar seu peso: sua imagem frente ao espelho, o tamanho das roupas, tire suas medidas (vou fazer um post sobre como fazer isso);
  • Perceba como você se sente: mais ativa e disposta? Sente-se mais forte e saudável? Está percebendo seu progresso na academia ou atividades físicas diversas?
  • Concentre-se em suas ações: você está comendo bem? Sente que sua alimentação faz bem para o seu corpo e para as suas emoções? Comece desde já a realizar associações positivas à alimentação sustentável e saudável.

 

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Sheila Drumond

Psicóloga Clínica (CRP 08/18067) e Hipnoterapeuta

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Fale comigo: sheiladrumondpsicologa@gmail.com

Quer emagrecer? Então você deve parar de se pesar!
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Um comentário sobre “Quer emagrecer? Então você deve parar de se pesar!

  • 29 de junho de 2016 em 4:13 pm
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    Bom demais esse arquivo . Vou seguir a dica

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